BLOG

Aprender a delegar. Como ser assertiva na comunicação?
24/02/2020





Desapegue da vontade de querer controlar tudo. Além de impossível, não é saudável. Delegar é importante dentro de casa e no ramo profissional. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, em média, profissionais passam 41% do tempo focados em atividades de baixo impacto, que poderiam ser facilmente delegada a outras pessoas. Quer um motivo ainda mais forte para aprender como delegar tarefas? De acordo com a ScaleTime, CEOs que delegam tarefas geram 33% mais receita do que aqueles que não o fazem. Veja essas dicas:
1. Crie uma base de conhecimento
Sua equipe precisa saber resolver um problema quando alguém sai de férias, por exemplo. Por isso, tenha sempre um back-up. Isso se aplica a ensinar uma segunda pessoa a fazer as funções.
 
2. Crie um passo a passo dos processos
Dependendo do tipo de trabalho, pode ser útil criar manuais ou vídeo tutoriais. Para a função básica de gravar uma tela, você pode usar o Quicktime, que é gratuito e vem pré-instalado em computadores Mac. Se estiver buscando algo um pouco mais robusto, o Screencast-o-Matic oferece um plano gratuito limitado e ferramentas de edição no plano pago.
 
3. Antecipe dúvidas frequentes e possíveis erros do usuário
Erros podem acontecer. Antecipe e prefira pecar pelo excesso de orientações. Dê exemplos de como as coisas podem dar errado e o que fazer nesses casos. Ao mesmo tempo, forneça um modelo básico de tomada de decisões para resolver problemas. Apresente situações comuns nas quais os processos podem falhar.
 
5. Encoraje perguntas e tire dúvidas
Encorajar a equipe a fazer perguntas e responder de forma amigável ajuda a aumentar a produtividade. Um trabalho produzido sem um entendimento claro tem grande risco de retrabalho, tempo, material e, consequentemente, dinheiro.





TAGS:

Conheça nossos processos de Coaching

Aprenda a explorar todo seu potencial